Faça Gentilezas

 

Se você conhece o poder da comunicação, então sabe que falar bem não é meramente uma vaidade e dependendo da forma como se comunica, talvez você não tenha o retorno que espera das pessoas com quem você conversa.


Isso porque por muitas e muitas vezes nós nos esquecemos de um fator que é crucial na comunicação, a gentileza, e ao cair nesse pecado, esquecemos daquele ditado que é mais do que verdadeiro e diz: "gentileza gera gentileza", assim existem algumas expressões que podemos e devemos adotar para termos uma comunicação mais gentil.


Quando nos comunicamos com outras pessoas e expressamos os nossos interesses e anseios queremos alguma resposta de nosso Interlocutor, mas quando nos esquecemos da gentileza conseguimos notar uma certa resistência e uma certa aversão para conosco.



por outro lado, ser gentil na comunicação só traz benefícios e mesmo sabendo que algumas pessoas não fazem a menor questão de serem gentis no dia a dia, nós enquanto indivíduos não devemos nos deixar abalar por essas indelicadezas , quando somos gentis, mesmo sem termos uma resposta positiva da outra pessoa, estamos nos desenvolvendo e nos tornando pessoas melhores.


E acontece que na maioria dos casos as pessoas acabam agindo em prol da reciprocidade e vão nos devolver, gentileza por gentileza, então não nos apeguemos a esses pequenos casos de pessoas antipáticas e que não nos dão o devido valor.


Então sejamos gentis sempre e para quem quer ser mais gentil na comunicação, existem algumas expressões muito poderosas e que podem ter um impacto significativo em nossas vidas, a primeira delas, que é muito difícil para determinadas pessoas é a simples: "você tem razão". Qual é o motivo pelo qual algumas pessoas têm tanta dificuldade em reconhecer que a opinião do outro é a correta, que a outra pessoa tem razão, por que é tão complexo para algumas pessoas assumirem isso?



Algumas pessoas não dizem essa expressão em hipótese alguma, parece que dizer que a outra pessoa tem razão é perder alguma coisa é alguma espécie de derrota, é uma batalha de egos, o que faz pouco ou nenhum sentido.


A comunicação é uma comunhão, uma troca de ideias, uma troca de opiniões, uma construção em conjunto, não faz sentido a pessoa não aceitar que o outro possa ter razão. Neste caso, a primeira expressão que você deve adotar para poder ser mais gentil, se você ainda não usa é começar a utilizar a famosa:" é você tem razão, sim você tem razão sim".


Uma outra expressão que você pode e deve utilizar e serve tanto para você reconhecer o mérito do outro quanto para iniciar uma contra-argumentação é a expressão: "interessante a sua opinião". Essa frase é muito bacana, porque você demonstra respeito pela opinião da outra pessoa.



Você pode simplesmente utilizar essa expressão com um ponto final e a pessoa expõe uma ideia dela e aí você diz: "nossa interessante a sua visão" ,ou você pode utilizar para começar uma opinião sua, após essa expressão, respeitando a opinião de uma e outra pessoa.


Então você pode dizer: "nossa, interessante a sua visão", mas eu acho que :...e aí você desenvolve a sua linha de raciocínio respeitando a opinião da outra pessoa e colocando o seu parecer ali na hora. Afinal de contas, não custa nada você simplesmente dizer para um outro indivíduo que a visão dele é interessante, que a opinião dele tem valor.


E há também uma outra expressão que é bastante parecida com a primeira, mas ao invés de reconhecer a competência da outra pessoa, você reconhece a sua própria falha, que é o famoso: "me perdoe", ou então: "eu me equivoquei", "eu estou errado" isso é bem parecido com o primeiro.



Mas aqui você assume a posição de uma pessoa que talvez tenha cometido algum erro e neste caso não custa nada você dizer, me perdoe ou eu estava errado ou eu me enganei. É importante saber pedir desculpas, porque é um sinal de humildade e confiança e também pode ser um grande passo para a resolução de conflitos e a restauração de relacionamentos.


 Por meio das desculpas, nós podemos assumir nossas responsabilidades e expressar nosso arrependimento. Assim, nós podemos dissipar a raiva, o ressentimento e a tensão, aliviando o peso da culpa e ao mesmo tempo permitindo a restauração de laços e o restabelecimento de relacionamentos.


Uma outra expressão que nós podemos e devemos adotar em nossa comunicação e que demonstra empatia e altruísmo é o famoso: "como eu posso ajudar você"? É uma pergunta que você pode fazer todas as vezes que você se encontrar com alguém, seja em um ambiente de trabalho ou então em algum outro ambiente.



Você pode demonstrar mais disposição e mais interesse pela outra pessoa simplesmente perguntando se você pode ajudar e essa expressão: "como posso te ajudar"? É universal, ela serve para qualquer situação e qualquer ambiente que tenha mais pessoas envolvidas na resolução de um problema.


Você pode iniciar uma conversa com a expressão: "como posso te ajudar"? E com certeza a outra pessoa vai se sentir bem mais abraçada, mais bem recebida, porque você demonstra muita gentileza e interesse pela outra pessoa na comunicação.


Então utilize o: "como posso te ajudar"? Sempre que puder. E uma última expressão que demonstra bastante gentileza da sua parte é o famoso: "você me permite"?, "eu gostaria de, se me permite, fazer essa tal coisa". É uma espécie de pedido de autorização para você colocar ali naquele momento alguma expressão, alguma opinião sua.



Essas são expressões ideais para você utilizar no dia a dia para ter uma comunicação mais gentil com as pessoas, afinal de contas todos nós precisamos ser mais gentis, empáticos e confiantes e a gentileza pode melhorar muito nossos relacionamentos. 


Ao sermos mais gentis com as pessoas que amamos,estamos demonstrando nosso amor e carinho por elas. Isso fortalece os laços afetivos e promove um ambiente de cooperação e compreensão mútua. 


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