Não Deixe o Estresse e a Ansiedade Pegar Você

 


Afinal, o que é o estresse e a ansiedade? O estresse é uma reação do nosso corpo, que ocorre quando nos encontramos diante de situações de medo e ansiedade; o medo e a ansiedade são a mesma coisa, são primas e irmãs, as duas faces de uma mesma moeda. O estresse e a ansiedade podem ocasionar reações tais como dores de cabeça, dificuldades no sono, irritabilidade e tantas outras coisas. Muitas pessoas vivem a vida a um passo do abismo, no fio da navalha! Preocupadas demais, estressadas demais, ansiosas demais e não se dão conta de que precisam tirar um pouco o pé do acelerador, diminuir um pouco o ritmo de sua rotina.


O estresse e a ansiedade, como foi dito no parágrafo acima é uma reação natural do nosso corpo, que acontece conosco quando nos encontramos em situações de perigo ou ameaça. Existem medidas comportamentais que agente pode adotar para evitar que tenhamos um impacto maior do estresse em nosso dia a dia, a primeira coisa a fazer é estar presente. O que eu quero dizer com isso? A meditação é uma das formas de estarmos presentes. 



Tem muita gente que associa a meditação a uma questão mais religiosa, mais espiritual, mas a meditação a que me refiro é a que diz respeito a um exercício de foco e de atenção em um determinado momento especificamente. Eu me disponho a prestar atenção na minha respiração ou a me imaginar em algum outro lugar por exemplo e eu consigo acompanhar os meus pensamentos que ficam o tempo todo me acompanhando. É como se a gente imaginasse na nossa cabeça uma jaula cheia de macacos pulando para lá e para cá, esse é o nosso pensamento.


A meditação vai conseguir acalmar os nossos pensamentos é como se eu pegasse um copo de água lamacenta e colocasse sobre a mesa e depois de muito tempo a lama se depositasse no fundo do copo e aí a água sobre a lama ficasse cristalina é isso o que a meditação faz com o nosso pensamento. Eu deposito os meus pensamentos lá embaixo e eu enxergo as coisas com maior clareza. Tem outras atividades que também ajudam a gente a estar presente, como a atividade física por exemplo.



A atividade física pode nos fazer muito bem, uma caminhada ou mesmo um hobby, que estão cem por cento na minha atenção. Quando eu tenho esse tipo de atividade a minha atenção está toda lá, eu esqueço dos meus problemas, eu esqueço das coisas que podem acontecer, eu esqueço das preocupações que podem acabar resultando na piora da minha ansiedade e do meu estresse. Quando a gente está muito ansioso, a gente começa a perceber que a nossa respiração também fica mais ofegante.


Nós sabemos que o estresse e a ansiedade fazem parte do nosso dia a dia e que eles são desencadeados por certas situações, como preocupações financeiras, agitação no trânsito, seja dirigindo o seu carro ou no transporte público, no trabalho, nos estudos, em um final de ano, aquela loucura toda; acontece nas relações pessoais, profissionais, sociais, enfim, sempre rola aquela ansiedade, aquele estresse, com toda razão.



Existem várias coisas que podem nos ajudar a diminuir isso tudo e você também precisa entender a origem do seu estresse, preste atenção à sua rotina, descubra o que desencadeia esse seu mal estar o que te deixa nervoso, se você não identifica o que te estressa fica muito mais difícil procurar a solução. É importante procurar desenvolver hábitos saudáveis, cuidar da alimentação, do sono, beber muita água, assistir alguma coisa que te distraia… porque nas horas do estresse é muito comum a gente desenvolver hábitos ruins. 


Como por exemplo, ingerir bebidas que não nos convém beber, achando que aquilo vai nos relaxar, comer muito doce, comer o mundo todo; então é preciso cuidado, fugir dessas coisas que podem nos prejudicar e podem acabar abalando a nossa saúde também. Descubra o que te acalma, leia um livro, ouça as músicas que você gosta, faça uma caminhada para observar a natureza, observe as paisagens, muitas pessoas já fizeram isso e é super relaxante, faça aquelas coisas que te dão tranquilidade e isso ajuda o teu cérebro a diminuir aquela inquietude. 



Tente atentar-se na sua própria respiração, esse é um ótimo exercício que alivia bastante nessa inquietação de quem sofre com a ansiedade e o estresse; respirar profundamente algumas vezes por dia, fechar os olhos e coisas desse tipo farão você perceber que a sua mente irá começar a se acalmar e o seu coração a se tranquilizar, inspire e expire lentamente.


É bom respirar em seis tempos e soltar em três tempos, você vai ver que terá um alívio real e imediato. Enfim, não é bom viver estressado nem ansioso ou ansiosa. Porém eu já vi pessoas, que por mais incrível que pareça! Parecem gostar de um estresse, estão sempre procurando razões para se preocupar e se irritar. Talvez porque se sintam mais vivas e felizes quando são pressionadas e desafiadas à flor da pele.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carisma

Amor Próprio

Labirintos da Mente e do Coração: Uma História do Amor e da Loucura