Tenha Paciência

 


É muito importante para todos nós ter calma e paciência, pois permite-nos controlar melhor os nossos pensamentos e emoções, reagindo de maneira responsável e pensada às situações., prevenindo as ações e reações desnecessariamente exageradas enquanto abrimos caminho para a resolução de problemas. Por outro lado, a paciência contribui para desenvolver relacionamentos fortes e saudáveis, pois auxilia a demonstrar compaixão e apoio para com os outros.


É possuir um certo nível de tolerância e flexibilidade quando se trata de aceitar e lidar com situações desafiadoras ou imprevistas. Significa permanecer calmo em situações difíceis mesmo quando atitudes ou acontecimentos desagradáveis acabam por afetar-nos.



Além disso, é importante se abster de julgamentos precipitados e oferecer todo o apoio e incentivo possíveis às pessoas envolvidas. Deve-se ver cada indivíduo como único e evitar generalizações que possam ser ofensivas e que possam desmotivar o trabalho. Esta prática auxilia na manutenção da motivação das pessoas que trabalham com um objetivo comum.


Tente respirar fundo e relaxar. Se concentre em sua respiração e tente não se preocupar com os problemas. Se possível, procure um local tranquilo e silencioso, onde possa se sentir mais relaxado. A música também pode ajudar, pois ajuda a acalmar os nervos. 



Exercite a sua mente com algum passatempo, como jogos de palavras cruzadas ou ler um bom livro. Converse com um amigo ou um membro da família com quem se sinta confortável, ou use a técnica de exposição por meio da qual escreve suas preocupações, identificando as causas delas, e depois tentando encontrar soluções para elas.


Para aquietar o coração existem três sugestões fundamentais: a primeira é a paciência, a segunda é esperança e a terceira é a consciência. Quando estamos passando por momentos difíceis, aqueles momentos em que a gente está distante do mundo, um momento interno muito complicado, eu digo que há duas situações: a situação do mundo e a situação nossa pessoal. 



E elas não competem entre si, porque se a gente for comparar as nossas mazelas, as nossas tristezas com o que acontece no mundo, o que a gente sente seria sempre pequeno, porém é preciso entender que são duas coisas paralelas.


Você pode ficar triste por alguma coisa pessoal que aconteça com você e também ficar triste pelo que acontece com o mundo, poderia estar triste por não poder ir na faculdade e também poderia ficar triste pelo que está acontecendo no mundo, como a questão do desmatamento por exemplo. São duas coisas paralelas, você se sente no direito de ficar triste pela sua realidade, mas também pode ficar triste pelo que acontece no mundo.



Depende do que está no teu coração no momento. É necessário ter muita calma, é necessário entender as coisas e dividi-las em três partes, porque a vida não é um jogo e a esperança é algo que cada um conserva dentro de si mesmo. Alguns encontram esperança na religião, alguns a encontram em uma oração, outros com uma conversa com os amigos. 


Outros têm uma visão mais realista do mundo, enxergando as coisas como realmente são, colocando em perspectiva os acontecimentos. É importante para encontrar um sentido para o que está acontecendo e tomar decisões mais lógicas e bem informadas.



E é aí que entra a paciência, para que as coisas aconteçam é preciso ter muita paciência, pois tudo acontece no tempo certo de acontecer e esse é um raciocínio muito lúcido e muito necessário digamos assim. Saber esperar, saber ter paciência, não quer dizer ficar parado esperando cair do céu é saber que o nosso esforço vai ter resultado um dia. 


É necessário haver muita paciência, e também é necessário saber manter o controle, saber controlar e regular suas ações, pensamentos, sentimentos e conduta, de forma que eles não exerçam influências nocivas em nós mesmos nem nos outros. É necessário autocontrole perante todas as situações, para que nossos comportamentos não sejam guiados pelas nossas emoções. 



É importante aprendermos a identificar determinadas situações para saber o que produzirá o melhor resultado para todos as partes envolvidas. A boa gestão das emoções é também parte fundamental que visa manter o autocontrole, porque com a mente limpa, é bastante mais fácil tomar uma decisão mais acertada. É importante evitar posturas agressivas, arrogantes e desnecessariamente desafiadoras pois isso tende a tornar as situações instáveis.


Enfim, é importante aprendermos a identificar os nossos comportamentos, as emoções que sentimos e as consequências de cada um deles. Esta consciência nos permitirá conter nossa impulsividade, manter a calma e avaliar as melhores soluções possíveis. Com isso, poderemos tomar decisões acertadas e obter melhores resultados . Desta forma, iremos demonstrar respeito e boa vontade nas ações para que todos saiam ganhando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carisma

Amor Próprio

Labirintos da Mente e do Coração: Uma História do Amor e da Loucura